USO RACIONAL DE ÁGUA: DICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO #1

Com este período de secas e falta de chuvas, a falta de água está vigente em nossa região, pensando nisso a AGRF (Agência Reguladora e Fiscalizadora – DAEA) está lançando uma série de dicas diárias para que o cidadão do município de Araçatuba possa se conscientizar e começar a utilizar a água de maneira correta para não haver a necessidade de racionamento forçado.

 

Dica 1: Evite lavar a calçada com mangueira

O ato de utilizar água para lavar o quintal e a calçada em frente a residências ou estabelecimentos é muito comum, tendo pessoas que fazem isso quase que diariamente, nesse período de seca é de suma importância reduzir este hábito.

Em 15 minutos de utilização da mangueira para lavagem de quintal ou calçadas é estimado uma perda de quase 280 LITROS de água.

Uma solução que pode amenizar o consumo exagerado é a utilização de vassoura para tirar as folhas, poeira e sedimentos maiores. Só depois de retirar essa sujeira inicial é que se deve usar água para finalizar.

Para manter limpos esses locais, não é necessário desperdiçar água diariamente, faça a higienização apenas com a vassoura, deixando para utilizar água no máximo uma vez a cada semana.

Outra ótima alternativa para preservar a água é reaproveitar a usada na lavagem da roupa, que já contém sabão e vai te ajudar na limpeza.

Lembre-se que sem água não há vida e o racionamento de água é algo imprescindível para convivermos em sociedade, seja consciente e ajude Araçatuba á ser mais próspera e evite o desperdício. Fique atento para mais dicas!