Prefeito visita secador de lodo e obras da ETA 4 da GS Inima SAMAR

O prefeito Dilador Borges visitou nesta terça-feira, 15 de junho, duas estações da GS Inima SAMAR, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto em Araçatuba. Acompanhado do secretário de Governo, Arnaldo Vieira Filho (Dindo), e do secretário de Meio Ambiente, Lucas Proto, o prefeito conheceu o secador de lodo, instalado na ETE Baguaçu, e viu as obras da ETA 4 que está sendo construída próxima ao prédio administrativo da concessionária.

 

A visita teve como objetivo apresentar ao prefeito os investimentos feitos pela GS Inima SAMAR nos sistemas de tratamento de água e esgoto de Araçatuba. Representantes da Agência Reguladora e Fiscalizadora DAEA também estiveram presentes nas duas estações.

 

“Tivemos uma tarde de muita troca de informação e reconhecimento do trabalho que vem sendo desempenhado pela GS Inima SAMAR. Foi importante mostrar ao prefeito que as obras continuam e que estamos sempre inovando para trazer as melhores tecnologias e processos para garantir um serviço de qualidade aos araçatubenses”, disse o presidente da concessionária, Paulo Roberto de Oliveira.

 

O secador de lodo é o primeiro em atividade no Brasil e um dos maiores da América Latina. Foi construído em 2019 e entrou em operação no início deste ano, reduzindo a umidade do lodo em 90%.

 

“Não tinha noção do tamanho do investimento e do trabalho que está sendo feito pela GS Inima SAMAR. Isso me agradou muito porque estamos vendo que o compromisso assumido pela empresa está sendo cumprido. Sabemos que na questão do tratamento de água, que é uma pressão maior, os investimentos estão muito adiantados com relação aos compromissos contratuais. Referente ao esgoto, fiquei muito surpreso e contente com o que vi”, comentou o prefeito Dilador Borges.

 

O investimento feito pela GS Inima SAMAR no secador de lodo chegou a R$ 15 milhões e está reduzindo consideravelmente a quantidade de resíduo enviado ao aterro sanitário. Na ETA 4 foram investidos R$ 34 milhões que gerarão benefícios para mais de 100 mil habitantes. A nova estação de água deve ficar pronta em 2022 e vai garantir maior eficiência energética e redução nas perdas dos processos de tratamento e distribuição.