Professores da Unesp de Tupã visitam ETE Baguaçu

 Na manhã desta terça-feira (24), uma dupla de professores estiveram na AGRF (Agência Reguladora e Fiscalizadora – DAEA), para que pudessem visitar a ETE Baguaçu (Estação de Tratamento de Esgoto). Foram eles, o professor Luís Roberto Gabriel Filho, que leciona Métodos Quantitativos e Sistemas Inteligentes na Unesp de Tupã e o professor  Sérgio Silva Braga Jr. , que da aulas de Logística e Gestão de Resíduos na mesma instituição.

O objetivo principal da visita foi pelo maquinário dentro das instalações da ETE Baguaçu, que é o Secador de Lodo, também chamado de Secador Térmico, pelo fato que seu funcionamento ser baseado em energia solar e térmica.

 A ETE Baguaçu é a responsável pelo tratamento de esgoto de toda a cidade de Araçatuba e o Secador Térmico armazena os dejetos (lodo) em seu interior, desidratando-os em 90%, o que torna esse material orgânico reutilizável e multifuncional.

Os professores vieram para ver como esse Secador funciona, já que é o único modelo em operação no País até o momento, e também coletar uma amostra de lodo desidratado para pesquisar as suas funcionalidades, principalmente na área de construções civis.

“É algo gratificante saber que a nossa região é a pioneira no país a utilizar uma máquina tão moderna para a reutilização de matéria orgânica, vamos levar essa amostra para ser analisada em laboratórios e com certeza vamos ter muitos fins para esse tipo de material, que em médio e longo prazo é uma alternativa mais barata e sustentável do que os materiais convencionais.” Comenta o professor Sérgio Silva após a visita.

O Comissário Geral da AGRF, Márcio Saito e o Engenheiro Civil Paulo Afonso conduziram os acadêmicos até as instalações e explicaram todo o processo de funcionamento do Secador Térmico.

                                             Imagem central (da esquerda para a direita): Paulo Afonso (Eng. Civil); Luis Roberto (Prof.); Sérgio Silva (Prof.); Marcio Saito (C.G. AGRF); Thainá Caroline de Carvalho ( Estag. Eng. Civil AGRF).