AGRF é convidada para inauguração oficial do secador de lodo na ETE baguaçu

Na tarde de sexta-feira (10), o Comissário Geral da Agência Reguladora e Fiscalizadora DAEA foi convidado a participar do evento inaugural do secador de lodo solar, localizado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Baguaçu.

O evento contou com representantes e funcionários da GS Inima SAMAR, com o Prefeito Dilador Borges, a Vice-Prefeita Edna Flor, o presidente da Câmara dos Vereadores, Dr. Alceu Batista, secretários do município, servidores municipais e a imprensa.

Foi um evento importante para a Araçatuba, já que nossa cidade é a primeira do Brasil e da América Latina a implementar esta tecnologia. O secador serve para desidratar o lodo do esgoto, consequentemente reduzindo substancialmente o volume que atualmente é depositado em aterro sanitário, mas a Concessionária já contratou o estudo para que o lodo desidratado possa ser utilizado para fins agrícola.

O principal beneficio é a possibilidade de reutilização desses dejetos, impedindo que os mesmos sejam depositados em aterros ou outros destinos prejudiciais ao meio ambiente, frisando que a desidratação do lodo é exclusivamente realizado pela ação solar. O município é privilegiado por possuir uma alta incidência solar durante todo o ano o que garante a secagem ininterrupta do lodo produzido pela ETE Baguaçu.